segunda-feira, 2 de julho de 2012

Disparidades regionais na formação de doutores em Engenharia no Brasil


A região Sudeste destaca-se como a maior formadora de doutores em engenharia do país, com mais de 60% dos titulados de todo território brasileiro.

O número de doutores titulados nas áreas de engenharia cresce no Brasil no período que vai entre os anos 2000 e 2010. No primeiro ano da série, o país formou 5.318 doutores em alguma engenharia, ao passo que no último ano o número mais que dobra, passando para 11.314.
Se por um lado o número de doutores aumenta em todas as regiões do país, por outro notamos uma dinâmica bastante desigual no crescimento de pessoas tituladas. As disparidades no crescimento do número de titulados parece seguir uma lógica semelhante à lógica econômica em termos de participação regional no Produto Interno Bruto do país. No gráfico que segue, vemos a curva de crescimento dos doutorados em engenharia por região:
Número de doutores titulados nas áreas de engenharia por região
Fonte: GeoCapes, CAPES, 2000-2010. Elaboração: Observatório da Inovação e Competitividade.
Ao fazermos o ranking regional, a região Sudeste destaca-se como a maior formadora de doutores em engenharia do país, com mais de 60% dos titulados de todo território brasileiro. Seguindo o Sudeste vem a região Sul, seguida respectivamente pelo Nordeste, pelo Centro-Oeste e pelo Norte. Se olharmos para dentro das regiões, notaremos que as disparidades, além de inter-regionais, também são internas a cada uma delas. Quer dizer que os estados também possuem fortes disparidades em termos de formação de doutores nas áreas de engenharia. Mostramos no gráfico abaixo a curva de crescimento dos dois principais estados de cada região em termos de seu papel na formação de doutores em engenharia, comparado com o número total de titulados no Brasil:
Número de doutores titulados nas áreas de engenharia (dois Estados que mais titulam doutores por região)
Número de doutores titulados nas áreas de engenharia (dois Estados que mais titulam doutores por região)
Fonte: GeoCapes, CAPES, 2000-2010. Elaboração: Observatório da Inovação e Competitividade.
O estado de São Paulo, na região sudeste, é o líder em termos de número de doutores titulados por ano, sendo durante toda a série responsável pela formação de mais de 50% dos engenheiros doutores do país. O Rio de Janeiro, também no sudeste, é o segundo estado mais formando doutores em engenharia durante todo o período. Em seguida vem o Rio Grande do Sul, seguido pelos outros estados da federação, todos com menos de 1000 doutores formados durante todos os anos, incluindo o ano de 2010 [1].
Em termos mais gerais, o número de doutores em engenharia no país tem crescido, mais que dobrando em uma década. No entanto, pelos dados disponíveis, tanto no nível regional quanto no nível estadual, mostra imensa disparidade no número de engenheiros doutorados. Isso sugere que políticas devem ser desenvolvidas na busca de diminuir as diferenças regionais em termos de pós-graduação em engenharia no Brasil.
[1] Minas Gerais formou mais que 1000 doutores nas áreas da engenharia no ano de 2010. Porém, arbitrariamente, selecionamos aqui os dois estados de cada região que mais formam doutores nas áreas da engenharia, buscando mostrar as disparidades regionais no assunto tratado. Por estar atrás do Rio de Janeiro e de São Paulo na região Sudeste, Minas gerais não entrou em nossa amostra, apesar de ser um dos estados líderes em número de engenheiros doutorados.
Fonte: Engenharia Data
Publicado em: 02/07/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.