quarta-feira, 23 de abril de 2014

Reformas devem ter acompanhamento técnico de profissionais qualificados


Assessoria de Comunicação Social do Sinduscon-DF

Ao adquirir um imóvel, pronto ou mesmo na planta, muitos compradores optam em fazer reparos no bem adquirido. A partir de agora, reformas que mudem a estrutura de um apartamento ou de uma casa precisarão ter o acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro. Essa exigência está na nova norma para a Reforma em Edificações - Sistema de Gestão de Reformas (ABNT NBR 16.280), que entrou em vigor no dia 18 de abril.

As regras foram criadas para evitar alterações que abalem a estrutura de edificações e coloquem moradores em risco. Antes, era necessária apenas a autorização do síndico para a reforma começar. O Sinduscon-DF acredita que trata-se de uma grande ajuda para o administrador, que agora terá como exigir dos condôminos maior responsabilidade, e para a sociedade, que terá mais segurança nas eventuais obras.

Com a mudança, os condôminos que quiserem fazer alguma alteração no apartamento precisarão apresentar um escopo do trabalho ao síndico. Se houver alteração na estrutura, o síndico deve pedir a avaliação de um engenheiro ou arquiteto e contratar o profissional para monitorar a obra. O texto abrange todos os tipos de edificações, sejam públicas, privadas, residenciais ou comerciais.

Fonte: http://www.sinduscondf.org.br/imprensa/noticia/1671-reformas-devem-ter-autoriza-o-de-profissionais-qualificados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.