sexta-feira, 8 de julho de 2011

Abece lança recomendações para análise de concreto não conforme

Documento é válido para situações em que há controle por amostragem total, mapeamento do lançamento do concreto, para obras convencionais de edificação e para a verificação da segurança.
Publicação orienta profissionais sobre como analisar casos em que há dúvidas a respeito da conformidade do concreto
A Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) acaba de lançar informe com uma série de recomendações para a análise de casos em que o concreto não possui a conformidade necessária, de acordo com os critérios da normalização brasileira. A publicação, disponível para download na página da entidade, tem como objetivo uniformizar a prática entre os projetistas estruturais de todo o Brasil.

De acordo com a entidade, o texto foi elaborado a partir de diversas solicitações de orientação de profissionais da área sobre como analisar casos nos quais há dúvida sobre a conformidade do concreto. A Abece coordena desde 2009 o Comitê Técnico sobre Conformidade do Concreto, que além de implementar ações para auxiliar o projetista de estruturas, também participa de comissões de revisões de normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) referentes ao assunto, dentre elas a NBR 7680 - Extração, Preparo e Ensaios de Testemunhos de Concreto e a NBR 7212 - Execução de Concreto Dosado em Central.

As recomendações são válidas somente para situações em que há controle por amostragem total, mapeamento do lançamento do concreto, para obras convencionais de edificação e para a verificação da segurança.

Além deste documento, a Abece ainda está preparando recomendações para as especificações de competência do projetista da estrutura, sem data prevista para divulgação.

: http//www.piniweb.com.br/construcao/tecnologia-materiais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.