terça-feira, 19 de julho de 2011

Edificando um futuro melhor

Construtoras investem para o mundo não pagar caro depois. Setor quer se livrar da pecha de poluidor com medidas inteligentes, como economia de energia, de água e reciclagem de resíduos


No dia 5 de Junho, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma das maiores preocupações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é a redução de resíduos da construção civil, considerada um dos maiores poluidores do planeta. Muitas empresas já trabalham com programas que minimizam ao máximo os impactos sobre a natureza, economizando água, energia e reciclando todos os materiais possíveis.

Esses programas têm como objetivo principal planejar, gerenciar e executar ações que minimizem os resíduos gerados durante todas as etapas do processo de construção. É a gestão do meio ambiente, aliada com a preservação ambiental, a responsabilidade social e o compromisso em atender às leis que regem o setor.

A EBM Incorporações participa de comitês que tratam de diversos assuntos relacionados à preservação ambiental. “Falamos sobre destinação correta dos resíduos e tentamos enviá-los limpos para o aterro. As caçambas são separadas por classe. As maiores preocupações são com resíduos classe A. São restos de tijolo, demolição, cerâmica e sacos de papel que acabam sendo aproveitados prioritariamente em aterros. As madeiras, por exemplo, são reutilizadas na própria construção”, afirma Karla Almeida, coordenadora de Segurança, Meio ambiente e Saúde da EBM.

Os resíduos de madeira produzidos pelos empreendimentos geridos pela incorporadora não aproveitados nas obras são direcionados a parceiros cadastrados que reutilizam esse material florestal na alimentação de caldeiras em indústrias. Todo o ciclo da madeira é auditado desde a entrada do insumo na empresa até sua saída como resíduo. Com o sistema de cadeia de custódia, a empresa pode rastrear o produto comprado desde o plantio, passando pelo transporte até seu descarte final.

A classificação dos resíduos de obra e o descarte de caliça e entulho nas caçambas são feitos de acordo com as normas dos órgãos ambientais (Ministério do Meio Ambiente e Ibama), atendendo, ainda, à normativa de referência Conama 307/2002. Todos os transportadores de resíduos são devidamente licenciados nos órgãos de competência e atendem às diretrizes dos órgãos locais e da própria EBM.

Outra empresa preocupada com a questão ambiental é a PaulOOctavio Investimentos Imobiliários. Há mais de 15 anos a empresa iniciou a produção de blocos de concreto, uma opção para evitar a falta do componente e reutilizar as sobras de cimento e argamassa no canteiro de obras. Hoje a empresa fabrica mais de 15 mil unidades de tijolos garantidos pela certificação ISO 9001.

Soluções de sustentabilidade
A Caenge Ambiental, especializada em serviços de engenharia, prioriza a adoção de soluções de sustentabilidade nos projetos de que participa. No DF a empresa executa um projeto-piloto nos canteiros utilizando um sistema de reciclagem móvel de entulho. O objetivo é desenvolver um modelo de gerenciamento socioambiental de resíduos da construção e demolição. São feitos a triagem e o beneficiamento desses resíduos e a sua reinserção no ciclo produtivo.

A ideia é que, no futuro, o projeto possa representar uma experiência concreta para estimular e potencializar os resultados da política de gestão de resíduos da construção civil a ser adotada pelo GDF. Assim, foi criada a Planta Móvel de Triagem (PMT), equipamento desenvolvido a partir da montagem de uma esteira transportadora em um trailer móvel. Permite separar os resíduos recicláveis classificados como classe A. São considerados desta categoria resíduos de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura e edificações.


FONTE: http://comunidade.maiscomunidade.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.