terça-feira, 12 de julho de 2011

Vale recebe 1º megacargueiro construído na China


A Vale recebeu seu primeiro megacargueiro construído na China, iniciando uma frota sem precedentes para conectar a maior produtora de minério de ferro do mundo com o maior consumidor da commodity. A chegada do navio de 400 mil t, Vale China, deve exacerbar o problema de excesso de oferta da indústria de frete marítimo e pesar sobre tarifas.

Conheça o cargueiro

Murilo Ferreira viajou durante o fim de semana para a China, pela primeira vez como presidente-executivo da Vale, para participar da cerimônia de lançamento no estaleiro da China Rongsheng Heavy Industries, em Nantong. O Vale China é o segundo navio da classe Valemax, formada pelos maiores cargueiros do mundo, a ser entregue à companhia brasileira até agora neste ano.

A mineradora encomendou pelo menos 19 megacargueiros de minério de ferro e pode fretar até 35 até o final de 2013 em meio às expectativas de que a demanda chinesa pela commodity continuará a crescer. A China Rongsheng tem contrato para construir pelo menos 16 deles, com o restante a ser construído pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering.

A chegada de cada Valemax pressiona o mercado mundial de fretes, que está em queda de mais de 15% desde o início do ano em meio ao excesso de oferta de navios. O primeiro navio da classe, chamado de Vale Brasil, foi concluído pela Daewoo em maio e entregou a primeira carga de minério de ferro para a Itália depois de ser redirecionado na China por motivos comerciais.

A Vale afirmou que espera que o Vale China tenha um porto no país asiático como primeiro destino. Os Valemax podem viajar a pelo menos dois portos na China: Dalian e Dongjiakou, em Qingdao, disseram autoridades chinesas.


FONTE:http//www.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.