segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Engenharia Civil e o Brasil do Futuro

Contando com um povo trabalhador e criativo, mais de 40.000 quilômetros quadrados ( acredite, isso é muita terra !! ) e um litoral com 8 mil km de praias, o Brasil é quase que um paraíso para a Engenharia Civil. Quem tiver disposição, energia e dinheiro pra investir na Construção Civil no Brasil com certeza terá grandes lucros, pois aqui o potencial é simplesmente gigantesco !!
Para se ter uma idéia deste potencial, atualmente os especialistas em Engenharia Civil contabilizam que no Brasil há um Déficit Habitacional de 6 milhões de casas ou apartamentos.Em outras palavras, temos 6 milhões de famílias com dinheiro e disposição para financiar ou comprar um casa ou apartamento novo, mas não encontram uma boa oportunidade. Quem estiver disposto a construir, principalmente nas cidades do interior do país ( que são as que mais crescem ) não vai poder reclamar por falta de clientes ou compradores.
Como todos sabem o Brasil atualmente é um país de Classe Média, ou seja, a maioria das pessoas que vivem aqui atualmente está na classe média, acima da pobreza e abaixo da Classe Rica.
É justamente este mercado de Classe Média o mais atrativo e promissor para a Engenharia Civil.

Principais Mercados para a Engenharia Civil
Hoje em dia temos milhões de famílias de Classe Média procurando por uma habitação melhor, principalmente aquelas que há pouco tempo atrás estavam na Classe Pobre e melhoraram de vida. Essa famílias, estão ávidas por boas ofertas de apartamentos e casas, em especial apartamentos e casa de 1 ou 2 quartos. As famílias de Classe Média, com empregos estáveis e boas condições de financiamento ( hoje em dia no Brasil é possível pagar um financiamento imobiliário em até 30 anos !! ), são o maior mercado consumidor potencial para a Engenharia Civil no Brasil atual. Outro mercado muito bom, para a Engenharia Civil no Brasil, é o mercado da Classe Rica. Embora seja um mercado menor, hoje em dia também há muitos ricos procurando por imóveis de luxo, neste caso nas principais capitais.
A procura por apartamentos de luxo, em especial de cobertura, nas capitais do Brasil também é muito forte e nesse caso os negócios chegam à casa dos milhões. Segundo consultores de Engenharia Civil, um apartamento de luxo de nível médio, em um bairro bem localizado de São Paulo ou então na Zona Sul do Rio de Janeiro pode chegar a custar 4 ou 5 milhões para se ter uma idéia. A Classe Rica, hoje em dia mais consciente de seu papel, também valoriza muito projetos de Engenharia Civil que levam em conta a Construção Sustentável.


Construções sustentáveis são aquelas que geram pouca poluição e também preservam o meio-ambiente, economizando energia e materiais.
O terceiro mercado mais favorável da Engenharia Civil é o de Condomínios Fechados ou Condomínios Exclusivos. Localizados em geral ao redor das grandes cidades (onde os terrenos estão mais disponíveis e são mais baratos) esse tipo de imóvel é o foco da Classe Média Alta, que é aquela classe que ainda não é rica, mas já tem um bom dinheiro e busca por mais qualidade de vida. Os Condomínios Fechados, que podem ser de casas prontas ou então de terrenos, onde o comprador vai construir, é um grande nicho de mercado para quem quer investir em Engenharia Civil nas grandes cidades.
É uma boa oportunidade para quem quer investir em construção, mas não tem capital para comprar terrenos nas áreas centrais das metrópoles, áreas que por sinal, já estão superlotadas.

Fonte:http://www.guiadacarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.